Google+

11 de mar de 2008

Desenvolvimento Motor - Habilidade Motora Fundamental: Parte I

Conforme descrevi em outro post sobre desenvolvimento motor, as habilidades motoras fundamentais são divididas em estabilização, locomoção e manipulação. Que por sua vez são divididas em estágios: inicial, elementar e maduro. Para facilitar a compreensão e com base em diversas pesquisas determinou-se a idade aproximada para que a criança consiga executar determinadas tarefas. Lembrando que com 6 anos a criança tem potencial para estar no estágio maduro, dependendo de como for estimulada (tarefas, ambiente). Neste texto irei abordar a correspondência entre as habilidades fundamentais de estabilização e as idades.

HABILIDADE MOTORA FUNDAMENTAL DE ESTABILIZAÇÃO
Foram descritos alguns padrões de movimento, para cada um deles selecionadas determinadas habilidades que foram relacionadas à uma idade aproximada de início.

Equilíbrio Dinâmico
Manter o próprio equilíbrio conforme o centro de gravidade se desloca.

  • Caminhar em linha reta - 3 anos
  • Caminhar em linha circular - 4 anos
  • Ficar em pé sobre trave de equilíbrio baixa - 2 anos
  • Caminhar em superfície com 10 cm de largura uma curta distância - 3 anos
  • Caminhar na trave baixa alternando os pés - 3 ~ 4 anos
  • Caminhar na trave fina (5,1 cm ou 7,6 cm) - 4 anos
  • Executar rolamento para frente (forma grossa) - 3 ~4 anos
  • Executar rolamento para frente (forma fina) - 6 ~7 anos

Equilíbrio Estático
Manter o próprio equilíbrio enquanto o centro de gravidade permanece estacionário.

  • Colocar-se em pé - 10 meses
  • Colocar-se em pé sem apoio das mãos - 11 meses
  • Colocar-se em pé sem apoio - 12 meses
  • Equilibrar-se em um pé durante 3 ~5 seg. - 5 anos
  • Suportar o peso corporal em apoio invertido com 3 contatos (parada de cabeça) - 6 anos

Movimentos Axiais
Posturas estáticas que envolvem inclinação, alongamentos, giros, rotações e similares.

  • Esses movimentos vão se refinando progressivamente até o ponto de serem incluídos nos padrões de movimentos manipulativos emergentes de lançar, aparar, chutar, bater e outras atividades. - 2 meses a 6 anos

No post sobre Conceitos do Movimento você encontrará sugestões de tarefas para executar essas habilidades.

Referência Bibliográfica:

GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e Adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2001

Este livro é excelente e já foi indicado por mim.

Aguardem os textos sobre as habilidades fundamentais de locomoção e manipulação!

7 comentários:

  1. Belo trabalho, Denise!
    Obrigada pelo comentário que deixou em meu blog e pelo link.
    Estou preparando um post para apresentar o seu blog ao meu "leitorado". Gostei da "complementaridade" de nossa abordagem. Estarei atenta a seus temas. Vai ser uma dobradinha legal. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. o desenvolvimento motor, como tudo o que compõe o corpo de extrema importancia. A psicomotricidade por sua vez caracteriza-se por ser o desenvolvimento das capacidades necessárias que possibilitarão a leitura e a escrita. Como psicopedagoga clínica ressalto a importancia do trabalho psicomotor porque tanto estimulará o amadurecimento enquanto biológico, quanto possibilitará a criança maior dominio sobre os movimentos sejam eles finos ou amplos.
    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  3. Respondendo para a Joselma

    Oi Joselma!

    Obrigada pela colaboração!

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Profª Denise tenho que ajudar meu filho fazer uma trabalho de eduação fisíca que precisa citar cinco tipos de habilidade motoras e explicar não consegui achar ou entender a senhora pode me ajudar?

    Desde de já agradeço

    Att,
    Roseli Martins

    ResponderExcluir
  5. Respondendo para a Roseli

    Oi Roseli!

    Como você não deixou e-mail, respondo por aqui!

    Não entendi exatamente o que querem, mas vamos lá:

    Existem as habilidades motoras rudimentares, as fundamentais e as especializadas.

    Habilidades motoras rudimentares são as desenvolvidas pelos bebês, divididas em:

    Estabilização - ex.: virar para o lado, segurar-se com apoio, levantar a cabeça, sentar com apoio, ficar em pé etc

    Locomoção - ex.: arrastar-se, andar em quatro apoios, andar sozinho etc

    Manipulação - ex.: alcançar, pegar com as duas mãos, pegar com uma mão, comer sem ajuda, soltar etc.

    Habilidades motoras fundamentais são as desenvolvidas pelas crianças até 6 ou 7 anos, divididas em:

    Estabilização - ex.: caminhar em uma trave alternando os pés, colocar-se em pé, equilibrar-se em um pé, inclinar-se etc

    Locomoção - ex.: caminhar lateralmente, galope, correr, saltar, saltitar etc

    Manipulação - ex.: pegar espalmado, pegar pinçado, lançar, chutar , bater rebater etc

    Cada uma das habilidades passa por três estágios: inicial, elementar e maduro.

    Habilidades motoras especializadas (gestos esportivos) são as desenvolvidas pelas crianças após 6 ou 7 anos quando atingirem o padrão maduro das habilidades motoras fundamentais, divididas em:

    Estabilização - ex.: pivô, mudanças de direção, inclinação etc

    Locomoção - ex.: corrida em diferentes direções, bloqueio, enterrada etc.

    Manipulação - ex.: passe de peito, arremessos, rebote, voleio etc.

    Cada uma das habilidades passa por três estágios: transição, aplicação e utilização permanente.

    Resumidamente, bem resumidamente, é isso!

    Espero que ajude.

    Um abraço

    Denise Carceroni

    ResponderExcluir
  6. Denise,

    Talbém sou professora em Portugal, e adorei as suas sugestões bibliográficas bem como, o conteúdos do seu blogue. Tenho uma questão , vc tem alguma tabela que seja intuitiva e que permita avaliar essas aquisições motoras em crianças. No colégio temos que entregar avaliações a cada trimestre aos pais, a minha ideia era ter uma grelha para eu poder registar essas avaliações e depois de forma simples explicar num relatório o que seus filhos já adquiriam. Preocupa-me a competição que existe entre mães (ai meu filho já faz ...) queria que o relatório fosse de fácil entendimento mas que não permitisse grandes comparações e competições ... Se tiver algum modelo avaliativo que me possa facultar deixo-lhe o meu email catarinamcaetano@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Respondendo para a Catarina
    Oi Catarina,

    Temos no Brasil muitos pesquisadores que se especializaram nessa área. Felizmente tive contato com muitos deles quando fui membro do LACOM - Laboratório de Comportamento Motor da Universidade de São Paulo. Sei que a Universidade de Porto também mantém linhas de estudo nesse sentido.

    Existe uma pesquisadora, Nadia Cristina Valentini, que publicou um livro pela editora Salles: Ensinando Educação Física nas Séries Iniciais: Desafios e Estratégias. Nele você encontrará exatamente o que procura.

    Um abraço e bom trabalho

    Denise Carceroni

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin