Google+

25 de mar. de 2008

Obesidade Infantil

A obesidade é uma doença crônica, classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como epidêmica. No Blog Fique INforma, você encontrará uma série de informações sobre o tema, que é preocupante quando se trata de adultos e muito pior quando o obeso é criança.
Uma recente pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostra que os nossos índices (11,5%) para a obesidade infantil estão se aproximando dos encontrados nos Estados Unidos (15%), conforme relatado no site da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), da qual sou membro.

Causas
  • Fatores genéticos;
  • Disfunções hormonais;
  • Fatores comportamentais.
Se pensarmos que os dois primeiros sempre existiram (lembrando que problemas hormonais respondem por apenas 5% dos casos), não é difícil concluir que o comportamento é o principal causador do aumento dos casos. Entenda por comportamento, a má alimentação e o sedentarismo.
Já há quem coloque a culpa no marketing dos alimentos infantis, mas não é tão simples assim. No Reino Unido o governo parou de responsabilizar a propaganda pela epidemia e decidiu criar uma campanha para incentivar a mudança na dieta das crianças e o aumento na quantidade de atividade física. Por aqui já vemos algumas iniciativas como a campanha criada para a linha de tênis infantis da Fila.
Em Natal (RN), uma lei municipal proíbe a venda de alimentos pouco saudáveis na escola, o que ocorre também em outras cidades. A iniciativa é boa, mas será que o lanche da escola é o culpado?
Quando eu era criança tomava refrigerante (normal, porque não existia ligth)
e comia salgadinho frito ou hamburger, todos os dias no lanche escolar, fora o
chocolate, balas e doces. E não fiquei obesa... Sorte? Genética? Nada disso! Eu
chegava em casa e não tinha computador, nem video-game, nem TV a cabo, eu ia
brincar no playground! Também não tinha miojo, nem comida processada
para jantar, nem bolacha recheada aos montes...
Os tempos mudaram e os hábitos também, só esqueceram de avisar para nosso corpo que continua agindo e armazenando gordura como se vivêssemos na idade da pedra!!! Portanto iniciativas tomadas pelas escolas são interessantes, inclusive por se tratar de ambiente educacional, mas as mudanças ocorrer em casa. Os danos causados pela obesidade podem ser desde um atraso no desenvolvimento motor, que não causa grandes transtornos, até irreversíveis como a Diabetes tipo 2, que acometia apenas adultos e hoje pode ser diagnosticada em crianças com 10 anos.
Aguardem as dicas para ajudar nas mudanças de hábito e prevenir a obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin