Google+

7 de abr. de 2009

Corridas e Revezamentos: parte II - Sinal Vermelho, Sinal Verde

Sinal Sinal Vermelho, Sinal Verde é uma variação da brincadeira "Mamãe Posso Ir?". Aproveite para trabalhar com as crianças o conceito do sinal de trânsito. Faça uma roda de conversa, pergunte se elas sabem o significado, o que aconteceria se não houvessem os sinais. Com as crianças mais velhas peça sugestões de variação.



Sinal Vermelho, Sinal Verde
Idade: 3 a 10 anos

Objetivo: Trabalhar a capacidade de seguir orientações de parar e locomover-se a um comando visual ou sonoro.

Material:
Giz para marcar o chão
Papel verde e vermelho para o sinal (opcional - apenas para comando visual)

Jogando...
Escolher um jogador para ser a luz.
Marcar uma linha para a saída dos jogadores e colocar o "jogador luz" na extremidade oposta (de 5 a 10 metros de distância dependendo da idade dos jogadores).
O objetivo do jogo é alcançar primeiro a luz.
O "jogador luz" fica de costas para os demais e diz (ou mostra) "sinal verde", todos os corredores devem sair rapidamente na direção da luz. A qualquer momento o "jogador luz" diz (ou mostra) "sinal vermelho" e vira de frente para os corredores. Os corredores devem parar ao ouvir (ou ver) "sinal vermelho", pois se o "jogador luz" vir alguém se movimentando, este corredor deverá voltar à linha de saída.
Assim que o "jogador luz" tiver certeza que estão todos parados e os transgressores do trânsito foram pegos, deve virar de costas e iniciar o jogo novamente.
Vence o corredor que alcançar o jogador luz primeiro e o substituirá na próxima rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin