Google+

10 de fev. de 2010

Socorro! Meu filho está com Piolho!!!

Em primeiro lugar tenha calma. Pegar piolho é muito mais fácil e comum do que você imagina. Não tem relação com a higiene dos cabelos e tão pouco com a classe social da criança (ah! adultos também pegam).
O Piolho causa uma doença chamada Pediculose do Couro Cabeludo e é transmitido pela proximidade de uma cabeça com a outra. Claro que compartilhar pentes, escovas, chapéus e outros acessórios usados na cabeça de quem está infestado facilitam que o bichinho se instale na cabeça de quem está são e os usa.
O piolho pica o couro cabeludo para se alimentar de sangue duas a três vezes por dia, sua saliva provoca alergia. O Prof. Paulo Roberto Madureira (Medicina Preventiva/UNICAMP, explicou ao Jornal Hoje que quando a coceira começa o cabelo já está parasitado há semanas.



Engana-se quem acha que piolho dá só em crianças. Eu peguei três vezes, a primeira quando criança e as outras duas já adulta. Uma do meu filho, na época com três anos e a outra na escolinha em que trabalhava.
Na escola há uma certa facilidade em pegar o bichinho pela proximidade entre as crianças e porque elas tendem a dividir objetos de uso pessoal (pentes, bonés, etc).

Aqui vão algumas dicas que ajudam a evitar e a tratar o problema:

  1. Manter os cabelos presos não impede a infestação, mas ajuda a evitar o contato com outros cabelos;
  2. Não use de forma coletiva travesseiros, pentes, capacetes, chapéus, presilhas. Oriente as crianças a não dividirem esses objetos.
  3. No caso de epidemia, passe pente fino uma vez por semana para descobrir se foi infestado.
  4. Não use inceticida na cabeça!
  5. Existem xampus, cremes e loções à venda nas farmácias. Consulte seu médico antes de comprar e lembre-se que eles matam apenas o piolho, seus ovos (lêndeas) continuarão lá.
  6. Cortar os cabelos ou raspá-los é uma opção radical, mas a última dá fim ao problema.
  7. O pente fino precisa ser usado, é ele que irá acabar com as lêndeas (ovos). Para facilitar seu uso passe condicionador e penteie com os cabelos úmidos.
  8. Secador bem quente, no cabelo seco sem umidade, mata os bichinhos. Não use em crianças com menos de 7 anos, pode queimar o couro cabeludo.
  9. Não jogue os piolhos retirados em qualquer lugar. Descarte-os na privada, ou mortos na lata do lixo.
  10. Ferva ou enxague com água quente a roupa de cama e outros objetos usados na cabeça de quem está doente. Deixe separado dos objetos das demais pessoas da casa.
Conduta da escola
  • Antes mesmo de aparecer um caso, envie uma circular sobre o problema. Uma boa desculpa para não alarmar os pais mais afoitos é explicar que trata-se de uma época propícia para infestações.
  • Peça aos pais para comunicar imediatamente o aparecimento de um caso.
  • Instrua os professores para ficarem atentos à criança que demonstrem coceira constante na cabeça.
  • Separe os objetos de uso pessoal como pentes e travesseiros.
  • Prepare uma aula, adequada à faixa etária, para explicar porque não devem pentear o cabelo do amigo, nem usar o boné dele. (veja sugestão abaixo)
  • Não discrimine as crianças com piolho, trate como qualquer outro tipo de doença.
Sugestão de aula sobre o piolho

Para crianças pequenas (até 6 anos)
Crie uma história, ilustrada por cartazes, onde as "estrelinhas" espetam a cabeça do personagem (pode ser uma criança ou um bichinho - urso por exemplo). Quando isso acontece a cabeça coça muito. Crie passagens onde o personagem divide um pente ou um boné e passa as "estrelinhas" para os amigos. Depois mostre o médico receitando um xampu e o personagem lavando a cabeça e passando pente fino para acabar com o problema.

Para crianças maiores ( a partir de 7 anos)
Explique os sintomas, como é transmitido, os cuidados e o tratamento. Mostre imagens do piolho e da lêndea. Se conseguir leve o bichinho em um vidrinho com álcool. Vai fazer o maior sucesso!

Para maiores informações dê uma olhada no Portal do Piolho.

2 comentários:

  1. Olá! estou iniciando um trabalho de musicalização em escolas, e gostei do que vi, desde já agradeço e parabenizo, e se tiver mais idéias não tenho vergonha de pedir que me mande por favor. Grande abraço e Deus te abençoe.

    Ronivaldo Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. sempre passo secador nos cabelos da minha filha e ela nunca pegou piolhos... realmente funciona...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin