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23/03/2010

Projeto Educação Física: O circo - aula 1

Em 2005 dei aulas de Educação Física para um grupo de crianças com 4 anos no NURI - CEPEUSP (Núcleo de Recreação Infantil do Centro de Práticas Esportivas da USP), apesar do nome, funcionava como uma Escola de Educação Infantil.
Em determinado ponto optei por usar o tema "circo"para trabalhar conceitos de movimento e habilidades motoras fundamentais com o intuito de tornar as aulas mais motivantes reforçando o que já havia sido ensinado e trabalhado antes, devido a sua importância para essa faixa etária.
Atendendo a pedidos de leitores do blog e cumprindo uma promessa antiga, vou postar todas as aulas do meu querido e inesquecível Grupo Amarelo, com a temática circense!

Aula 1 - O circo e o corpo

Objetivo
Reforçar os conceitos da Educação Física trabalhados anteriormente* sob a temática "o circo". Utilizar grandes materiais para realizar movimentos que podem ser feitos no circo. Trabalhar as habilidades motoras básicas de locomoção e estabilização.

* Como eu já trabalhava há algum tempo com essa turma haviam alguns conceitos, atividades, habilidades e materiais que já haviam sido introduzidos são eles: Conceito de Educação Física, habilidade motora básica de locomoção, habilidade motora básica de estabilização, habilidade motora básica de manipulação, conceito de movimento, conceito de grupo, introduzir e explorar grandes materiais, introduzir e explorar pequenos materiais, conceito de cooperação, capacidades física - força, jogos com regras simples.

Estratégia
Roda de conversa, utilização de grandes materiais.

Materiais
Trave de equilíbrio baixa, colchões e plintos.

Conteúdo
5' Conversa inicial sobre os combinados. Quais movimentos podemos fazer no circo? Quais movimentos podemos fazer no circo usando apenas o nosso corpo? (movimentos acrobáticos)
Por que devemos aprender esses movimentos corretamente? São Perigosos?

45' Prática

Parte 1 - Circuito

  • Estação 1: Exercícios educativos para a execução de rolamento e estrela
  • Estação 2: Transpor o plinto - montados com alturas diferentes
  • Estação 3: Andar sobre a trave baixa
Os alunos deverão passar pelas três estações sendo auxiliados pelo professor na estação 1. Colocar colchões sob a trave (mesmo sendo baixa) e em torno dos plintos como medida de segurança.

Parte 2 - Saltos
Convidar todas as crianças para executar saltos.
Quais as formas de saltar? Deixar que as crianças mostrem e depois sugerir:
- grupado
- extendido 
- meio-giro
- giro inteiro

10' Conversa final e registro da aula

Considerações


Cabe lembrar que eu tive o privilégio de contar com uma variadíssima gama de materiais uma vez que as aulas se dava dentro do centro esportivo da Universidade de São Paulo, o que nem sempre reflete a realidade dos professores podendo acarretar a necessidade de adaptações.
Essa aula foi realizada em um ginásio de Ginástica Olímpica que as crianças já conheciam e faziam uso.
O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo, escolhi alguns para ilustrar.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.








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