Google+

31 de jul. de 2011

Como ajudar seu filho a fazer lição de casa

Qual a melhor maneira de ajudar seu filho a fazer lição de casa sem tornar esse momento um tormento? Fazer lição de casa pode se tornar uma experiência ruim e pouco proveitosa para a criança e para os pais. Entretanto se algumas regras forem seguidas podemos evitar conflitos e tornar esse momento mais prazeroso.


1- Defina um local
A criança precisa de um local definido para fazer a lição de casa. O ideal é que exista uma escrivaninha em seu quarto com seu material disponível, mas nem sempre isso é possível. Nesse caso escolha uma mesa, onde a criança possa sentar de forma confortável. No local escolhido para fazer a lição de casa não deve haver ruídos que tirem a atenção da tarefa. Televisão, rádio ou qualquer outro tipo de barulho que possa desviar sua atenção deve ser evitado.

2- Ajude na organização
Ajude a criança a se organizar. Auxilie a identificar e separar todo o material necessário para fazer a lição. Livros, cadernos, lápis de cor, revistas para recorte, tesoura, cola e tudo mais que seu filho for precisar deve ser separado e estar pronto para ser usado.

3- Defina um horário
A lição de casa deve durar de 30 min à 2 horas dependendo da idade da criança. Escolha um horário que possa ajudá-la, mas que também não interfira naquilo que a criança gosta de fazer. Por exemplo, fazer a lição na hora do programa de TV favorito ou no horário em que as outras crianças do prédio costumam se encontrar para brincar pode causar transtornos desnecessários.

4- Ajudar é diferente de fazer
Você pode ajudar seu filho a fazer a lição, mas não pode fazer por ele. A lição de casa serve para reforçar o que foi estudado na escola, para ajudar na construção da autonomia e senso de responsabilidade da criança e favorecer o hábito do estudo. Se você acha que o que foi pedido está muito difícil para seu filho, converse com a professora, mas não faça por ele!

5- Recorte e colagem
Crianças pequenas fazem muitas lições que envolvem recorte e colagem, tanto de figuras quanto de palavras. Encontrar o que foi pedido pelo professor em uma revista enorme pode ser uma trabalho muito difícil. Você pode ajudar destacando a página onde se encontra a palavra ou a figura e deixar por conta da criança encontrar o que foi pedido naquela página, recortar e colar.

6- Escrita
Na tarefas escritas oriente a fazer com calma e prestando atenção naquilo que está escrevendo. Não apague palavras escritas de forma errada. Errar faz parte do processo de aprendizagem e é importante que o professor possa conhecer essa dificuldade para então corrigir e ajudar a criança a compreender seu erro.

7- Leitura e interpretação de texto
Acompanhe a leitura ajudando a ler corretamente as palavras mais difíceis. Certifique-se que a criança está entendendo o que está lendo fazendo perguntas simples sobre o texto.

8- Dúvidas
Os pais podem tirar dúvidas dos filhos, sempre evitando dar respostas prontas. Por exemplo, se a criança desconhece o significado de uma palavra os pais podem ajudar a pesquisar essa palavra no dicionário e dar exemplos práticos de seu uso.

Um comentário:

  1. Amei este texto, muito instrutivo.
    Irei republicá-lo em nosso blog, qualquer coisa entre em contato - dudububu.blogspot.com

    Alias estamos divulgando seu blog, coloque-nos em sua lista.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin