Google+

13 de jul. de 2012

Projeto Educação Física: O circo - aula 5

Na aulas anteriores experimentamos o tema "o circo e o corpo" (aula 1), "o circo, o corpo e implementos" (aula 2 e aula 3) e "o circo e o corpo em movimentos suspensos e em altura" (aula 4). Nessa quinta aula vamos adicionar outros elementos do circo, além de malabaristas e equilibristas.

Objetivo:
Retomar o que foi trabalhado nas últimas aulas com a temática "o circo". Introduzir novos elementos e discutir sua importância e contribuição para o circo.

Estratégia:
Roda de conversa, jogos e pequenos materiais.

Materiais:
Arco e bola

Conteúdo


5' Conversa inicial sobre os combinados e a temática "o circo". Quais elementos podem estar presentes no circo além dos malabaristas e equilibristas. (Se não citarem animais e palhaço, você tem a opção de induzir à essa resposta)

45' Prática

A) Imitar animais que existem no circo. Uma ou mais criança imitam, enquanto as outras tentam adivinhar. Cuidar para que todos possam imitar.

B) Em duplas/trios reproduzir atividades que os animais fazem no circo usando o arco e a bola.
   B1) Atividades orientadas como passar por dentro do arco, saltar dentro do arco, equilibrar a bola na cabeça, no nariz etc
   B2) Atividades livres.

C) Jogo de futebol de cachorrinho
Divida as criança em duas equipes, marque o campo com giz, determine a área do gol. Não pode agarrar a bola e não pode ficar em pé (deve ser jogado em quatro apoios).

D) Estátua do Palhaço
Todos se movimentam em um espaço determinado e ao ouvirem a ordem "estátua!" devem parar em uma posição engraçada, imitando o palhaço.

10' Conversa final
Levantar duas questões para as crianças discutirem:
1- É legal, bom, ter animais no circo? Debata sobre maus tratos, cuidados e dificuldades.
2- Rir dos outros é bom? Podemos fazer tudo o que o palhaço faz?
Registro da atividade

Considerações
Foi feito um registro no final da aula em forma de desenhos que ficaram expostos em um mural com uma breve explicação do conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin