Google+

21 de fev. de 2018

Dificuldades de aprendizagem: O que fazer se seu filho estiver passando por esse problema?

O início da vida escolar ou de um novo ano letivo vem carregado de muitas expectativas e pode significar uma nova etapa no desenvolvimento das crianças, no entanto, essa fase pode trazer também grandes frustrações caso haja dificuldades no aprendizado.

Segundo pesquisas realizadas em vários países, cerca de 10 a 15% da população mundial sofrem de distúrbios na aprendizagem. 'Apesar de, na maioria dos casos, possuírem uma inteligência normal, essas pessoas não coseguem aprender da mesma forma que as outras, pois possuem um estilo diferente de adquirir conhecimento, o que não significa que são menos capazes', afirma a psicóloga Dra. Adriana Giumarães, proprietária do IMTP – Instituto de Medicina Tradicional e Psicologia.

O que fazer se seu filho estiver passando por dificuldades na aprendizagem


A aprendizagem escolar é um processo que depende da combinação coordenada de múltiplos fatores: genéticos, neurobiológicos, psicoemocionais, socioculturais, pedagógicos, institucionais e familiares.

A apresentação de dificuldades no processo de aprendizagem pode ter relação com alguma situação orgânica ou psicológica. De acordo com a psicóloga, 'as causas psicológicas pode estar relacionada a alguma situação vivida ou devido às técnicas, métodos e ações educacionais inadequadas, que dificultam a aprendizagem'.

No entanto, cabe ressaltar que cada pessoa se desenvolve de um modo diferente, segundo a psicóloga Dra. Adriana Guimarães, 'é importante não confundir um desenvolvimento normal com a dificuldade de aprendizagem, indivíduos que apresentam esse problema geralmente expressam desmotivação e incômodo, causado por um sentimento de frustração e incapacidade'.

Caso seja notado tal problema, é necessário procurar auxilio de um psicólogo ou psicopedagogo. 'A Terapia Psicopedagógica investiga as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem, por meio de entrevistas, avaliações, atividades lúdicas, entre outras ferramentas que ajudam a suprir esse impedimento', afirma a Dra. Adriana Guimarães.

Além de identificar questões que podem estar travando o processo de aprendizagem do individuo e auxiliar no desenvolvimento do conhecimento a psicopedagogia pode atuar também como uma estratégia preventiva.

Dra. Adriana Guimarães – Psicóloga
  • Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2005);
  • Pós-graduação em Psicologia do Trânsito (Unip);
  • Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2009);
  • Formação complementar em Psicologia pela Universitat de les Illes Balears – Espanha;
  • Proprietária do IMTP – Instituto de Medicina Tradicional e Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin